12 MAI 2012
Pantano é o 2° município que mais cresceu no IRFS em todo o Brasil

Na semana que passou o município de Pantano Grande recebeu uma grande notícia. O município é a 2ª cidade do Brasil com maior avanço no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão - IRFS. O crescimento apresentando foi de 31,6%, levando em consideração o estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios, que revela que a cidade equilibrou gastos, investiu e ainda reduziu os índices de evasão escolar e mortalidade infantil.

A Confederação Nacional de Municípios criou o IRFS para compreender e estimular a melhoria das gestões municipais. Ele reflete, anualmente, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão. Além dos indicadores fiscais, são comparados dados como o custeio da máquina, o esforço de investimento, o superávit primário e a performance nas áreas da saúde e educação.

O RS é o Estado que aparece com o maior número de municípios na lista, com 13 cidades entre os top 30. Segundo a entidade, isso significa que os gaúchos são os que mais cumprem a exigência do artigo 51 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina a entrega dos balanços orçamentários e patrimoniais até o dia 30 de abril. Da região do Vale do Rio Pardo, apenas a cidade de Pantano Grande figura na lista dos municípios gaúchos nas 30 melhores colocações. Apenas outras 6 cidades do RS estão entre as 30 com melhores notas no País.

No período de 2002 a 2010, dois municípios gaúchos estão entre os três que apresentaram maiores avanços nos índices. Pantano Grande passou de um índice de 0,429 para 0,564, um aumento de 31,5%. Pedro Osório cresceu 30,9% no período, passando de 0,410 para 0,536.

A Prefeita Iza Raabe, comemorou os números, já que o governo atual gasta cerca de 50% de seu orçamento nas áreas da saúde e educação. Outros projetos que apresentam grande crescimento e que levam melhorias para a comunidade carente são os desenvolvidos pela Secretaria da Assistência Social. Muitas atividades acontecem diretamente no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), envolvendo famílias carentes, criando um programa de geração de renda.

As áreas de forte investimento, a saúde e educação, são destacadas no estudo. Em Pantano Grande a educação passou a ter papel importante nas ações do governo. Escolas municipais com ótima estrutura, capacitação profissional e equipamentos modernos, fazem do município uma das referências no ensino da região. As escolas foram ampliadas, ganharam ginásio, salas de informática e novos ônibus escolares. Na saúde, foram construídos novas Unidades de Saúde, que integram os bairros do município, bem como a construção de um Posto de Saúde nas Aroeiras, interior do município. Dentro de alguns dias, o Posto de Saúde da Vila Unical/Riograndino será inaugurado, aumentando as opções de atendimento para a comunidade.

No setor de obras, caminhões, tratores e retroescavadeiras foram adquiridos para auxiliar na infraestrutura do meio rural. Ruas foram asfaltadas, dando maior conforto e segurança à motoristas e pedestres.

- Este crescimento é resultado do trabalho de uma equipe, que age de forma planejada entre as secretarias, a partir das prioridades definidas em conjunto — diz a Prefeita Iza Raabe.

Fonte: Geral