Conheça nossa História
Conheça Nossa História

A origem do nome "Pantano Grande":

A origem do nome do município se deve ao fato de que o sub solo da região é formado por uma malha de tabatinga (barro lodoso) que nas primitivas estradas tornavam-se pantanosas (com atoleiros), dificultando o movimento dos mais variados veículos, ficando por isso conhecido por Pantano Grande.
O termo “pântano” (proparoxítona), na corruptela, passou a ser “pantano” (paroxítona).

Resumo Histórico:

Quando da posse da Fazenda do Espinilho, nas proximidades da hoje cidade de Pantano Grande em 1917 pelo Sr. José Saldanha Ferreira, já havia alguns moradores, porém diz a sabedoria popular que em 1934, instalou-se a 2ª casa comercial de secos e molhados de propriedade do Sr. Pedro Nunes de Oliveira, onde instalou-se o 1º telefone, a 1ª rodoviária e oferecia pousada aos viajantes e tropeiros que por aqui passavam.

Em 1936 foram criados os primeiros grandes açudes, iniciando-se extensas lavouras de arroz e consequentemente construção de Engenhos de arroz, considerada a primeira grande economia para a região. Esta atividade crescia e era fonte geradora de muitos empregos pois era praticamente tudo feito de forma manual. Como atividade arrozeira durava aproximadamente de 04 a 05 meses, ocasião em que era dispensado novamente o pessoal de estiva, de corte e da parte industrial, sendo assim havia necessidade de explorar outros ramos, como corretivo de calcário e caulim abundantes no subsolo de Pantano Grande. Apartir de 1954, o comércio em si, começou a expandir-se, como postos de combustíveis e lubrificantes, oficinas mecânicas e rede hoteleira.

Na década de 50, com a construção da BR 290 aconteceu o “ milagre pantanense” onde tudo prosperava: foram criadas escolas, igrejas, água encanada, embora precariamente.

Com o traçado e a construção das Rodovias: BR 290 (Osorio/Uruguaiana) e da BR 471 (Santa Cruz do Sul/Rio Grande) , como já foi dito, o local passou a crescer de forma intensa e sendo responsável por mais de 30% de arrecadação do município-mãe devido as jazidas de calcário, caulim, xisto betuminoso, barro refratário, abundantes no subsolo, bem como as atividades agropecuárias suportes de desenvolvimento na região.

Com o início da obra da construção das Rodovias, começou a atrair pessoas para esta localidade. O fazendeiro José Saldanha Ferreira, senhor de grandes propriedades, contratou um Engenheiro para organizar um loteamento de uma parte de suas terras e vender terrenos a preço acessível e com ótimas condições de pagamento. O referido loteamento forma hoje a cidade de Pantano Grande.

Pantano Grande pertenceu a Rio Pardo, onde primeiramente foi conhecida como Vila pela Lei n.º 21 de 30.11.66, porém em 20 de abril de 1967 a Lei n.º 22 revoga a Lei de n.º 21 e Pantano Grande, passou a ser localidade do 5º distrito, denominado Distrito do Capivarita.

Alguns anos mais tarde, com a retaliação do 5º Distrito pela Lei n.º 05 de 15.05.84, Pantano Grande passou a ser o 10º distrito de Rio Pardo. Os pantanenses desgostosos com esta atitude dos mandatários do Município-mãe e obviamente sentindo-se prejudicados, iniciaram o Movimento Emancipacionista, cujo plebiscito aconteceu dia 20.09.87, onde o SIM foi vitorioso com uma esmagadora vantagem.

Clique aqui e acesse a Lei de Criação do Município de Pantano Grande.