24 FEV 2012
Pantano sediou encontro de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Metropolitana, promoveu no último dia 16, na Câmara Municipal de Vereadores de Pantano, o encontro das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil da Região Carbonífera e Centro-Sul do RS.

Além de Pantano Grande, estavam presentes as coordenadorias dos municípios de São Jerônimo, Triunfo, Barão do Triunfo, Charqueadas, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Cerro Grande do Sul, General Câmara, Taquari, Sertão Santana e Mariana Pimentel.

O coordenador da Defesa Civil de Taquara, Cláudio Rocha, apresentou  a metodologia, técnicas e ações implementadas para que haja o trabalho integrado e regional de Defesa Civil, como já acontece na Região do Vale do Paranhana e Vale dos Rios dos Sinos.

O evento que também serviu para troca de experiências e relatos dos problemas enfrentados nas regiões, levou bom público ao auditório Ericson Roberto Raabe. Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Claúdio Rosa, os trabalhos iniciaram desde o início da estiagem, quando se iniciou o período de construção de açudes em propriedades de menor porte.

Conforme relatado na reunião, Pantano Grande foi um dos primeiros municípios a receber recursos do Governo. Foram enviados aos municípios R$ 51.900,00, que foram destinados em caráter emergencial para a compra de cestas básicas. Em Pantano Grande as cestas já foram distribuídas aos produtores que comprovadamente tiveram suas plantações danificadas. Com os valores também foi adquirido um reservatório com capacidade de 5 mil litros que está sendo usado para a distribuição de água potável aos produtores. Ainda, segundo o coordenador municipal, o restante do valor será usado para a desobstrução de um poço artesiano no distrito de Monte Castelo e no custeio de combustível usado para o deslocamento da equipe.

O Conselho Municipal de Defesa Civil, responsável pela avaliação e destino dos valores se reúne periodicamente, delegando em quais áreas do município os valores devem ser empregados. “Temos que ter um processo transparente e com lisura, afinal trata-se de dinheiro público”, conclui o coordenador Cláudio Rosa.

Participaram do evento, ainda, a Sra. Maria Luiza Bertussi Raabe, Prefeita de Pantano Grande e seu vice-prefeito, Sr. Cássio Nunes Soares, e o Sr. Hélio Sippel, Vice-Prefeito de Charqueadas.

Fonte: Alcides Emílio Paganotto