Expocal, Festa do Cavalo e o Relincho da Canção Nativa

Pantano Grande é um município com diversidade econômica e cultural. Localizada no entroncamento da BR 290 e RS 471, a cidade se orgulha em ter como principais fontes de sua economia, a produção agrícola, a extração mineral da pedra calcária e a pecuária. Essas características serviram de inspiração para o evento anual que celebra em especial o amor do gaúcho pelo cultivo das tradições, retratando a cultura local, enaltecendo nossas potencialidades inseridas no universo gaúcho. É com esse espírito de orgulho das nossas raízes e uma sólida crença no potencial de nossa gente, que a Prefeitura Municipal, juntamente com as entidades representativas de Pantano Grande, realiza no mês de Novembro, mais uma edição da Expocal, Festa do Cavalo e o Relincho da Canção Nativa, que envolve a valorização da cultura local e regional, o reconhecimento de artistas e o cultivo das tradições gaúchas. Chegando a sua 17ª edição, a Expocal – Feira Industrial e de Serviços de Pantano Grande e a 9ª Festa do Cavalo, que acontecem simultaneamente no Centro de Remates Pantano Grande, de 10 a 13 de Novembro do corrente, contam com a participação e envolvimento de toda a comunidade pantanense. A festa tem se tornado uma referência, apresentando a cada ano um aumento expressivo não só de público, mas também de atrações que encantam os visitantes, com estimativa de público que deverá superar os 40 mil visitantes nos 4 dias de evento. Por esse motivo, estamos buscando aprimorar a realização do evento, elaborando uma programação cada vez mais especial em que a diversidade de culturas seja o ponto alto do evento, oferecendo aos visitantes, entretenimento, oportunidades e mostrando as potencialidades do município. O evento em 2010 recebeu cerca de 200 expositores dos mais variados produtos e serviços. Entre os destaques estão os expositores de equipamentos agrícolas e de veículos que saíram do evento com um grande número de transações realizadas. Com a entrada franca, a festa é totalmente voltada para a comunidade, que ainda pode se deslocar até o Centro de Remates Pantano Grande, distante à apenas 1km da sede do município, com ônibus inteiramente gratuito em horários estabelecidos pela Comissão Organizadora. Entre as atrações, estão as provas campeiras com a disponibilização de arquibancada em que o público presente pode acompanhar as diversas modalidades inseridas no rodeio. Em novembro Pantano Grande te espera para a Expocal, Festa do Cavalo e o Relincho da Canção Nativa.