Na última sexta-feira, dia 13, Pantano Grande recebeu a assembléia da AMVARP, no auditório da Câmara de Vereadores.
O encontro ocorreu de forma conjunta com ao Cisvale. Entre as pautas, estavam assuntos solicitados pelo Prefeito Cássio Soares, como as dificuldades de investir os recursos provenientes de Emendas Parlamentares para o custeio na área de saúde, a mudança na lei no recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS), gerado nas operações financeiras dentro dos municípios e o andamento das obras de duplicação da BR 290.
A reunião foi comandada pelo Prefeito Cássio Soares, em uma gentileza do atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo e prefeito de Vale do Sol Maiquel Silva.
Os técnicos do DNIT fizeram uma explanação sobre o andamento das obras de duplicação. De acordo com eles, a obra que compreende 4 lotes entre Pantano Grande à Eldorado do Sul, está orçada em R$ 772 milhões. DE acordo com o superintendente do DNIT no RS, Hiratan Silva, será necessário que o Governo Federal liberação de cerca de R$ 720 milhões para a conclusão da obra.
Conforme explanado pelo superintendente, a obra no trecho urbano de Pantano está cerca de 13,7 % concluída e que há recursos suficientes para o término deste trecho.
Outra pauta abordada foi sobre os recursos de emendas parlamentares para que sejam utilizadas para o custeio na área de saúde. A proposta é que seja discutida e encaminhada as solicitações dos municípios da região ao Governo Federal para que haja a flexibilização na utilização destes recursos.
Outra proposta que será encaminhada ao Governo Federal, através da FAMURS, será a tentativa de reverter a decisão do STF, sobre o Imposto Sobre Serviços (ISS). A reivindicação é que os valores arrecadados com o imposto fique nos municípios, trazendo um grande incremento nas finanças das cidades. A decisão do Ministro Alexandre de Moraes, ainda em caráter liminar, será uma das principais pautas na Marcha dos Prefeitos, programada para o mês de Maio.
O Prefeito Cássio Soares, ressaltou a importância da Assembléia e disse que somente com a união dos Prefeitos os municípios ganham força e conseguem decisões que beneficiam a comunidade.
A próxima Assembléia ocorrerá em maio e terá como sede a cidade de Candelária, que na ocasião estará realizando a Expocande, tradicional evento do município.