25 JAN 2022
Pantano Grande já está cadastrado no programa Avançar RS
Os municípios gaúchos afetados pela estiagem tiveram o prazo até ontem, dia 24, para manifestar formalmente ao governo do Estado o interesse na escavação de microaçudes e a perfuração de poços artesianos.
Em reunião com o prefeito em exercício, Juninho Pires, o Secretário de Agricultura, Claudio Rosa, confirmou que, juntamente com a Emater, foi enviado ao Governo do RS o ofício de solicitação para beneficiar os moradores da área rural de Pantano Grande. Também participaram da reunião o Secretário do Interior, Gilberto Carvalho, Secretário de Obras, Erlei Rosa e o Coordenador da Defesa Civil no município, Saul Bergenthal.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), um montante de R$ 173,7 milhões já foram liberados no orçamento para viabilizar a construção microaçudes, poços e cisternas. A ação foi viabilizada por um decreto, permitindo a operacionalização da dotação orçamentária para que estas licitações possam ser formalizadas.
O programa Avançar, lançado em dezembro, pretende investir, até o final do ano, R$ 275,9 milhões, sendo que R$ 201,42 milhões serão destinados à área de qualificação da irrigação e preservação da água. Os outros eixos estratégicos são destinados ao fortalecimento da agricultura familiar, no valor de R$ 35,34 milhões, e as melhorias nos acessos às propriedades para facilitar o escoamento da produção agropecuária, com R$ 39,15 milhões.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024