09 FEV 2023
11ª Abertura da Colheita da Oliva 2023
Solenidade da 11ª Abertura da Colheita da Oliva, ocorrida nesta quinta-feira, dia 9, em Encruzilhada do Sul, contou com a participação do governador Eduardo Leite, secretário da Agricultura, Giovani Feltes, representantes do legislativo gaúcho e diversas outras autoridades.
O evento sediado na cidade vizinha celebrou o desenvolvimento da produção de azeite do Rio Grande do Sul e contou com a presença do prefeito em exercício Juninho Pires e do Secretário de Agricultura Charles Silva.
A olivicultura empresarial no Estado, responsável por 80% da produção brasileira, surgiu no início dos anos 2000 e hoje conta com 6,3 mil hectares plantados, expectativa de colheita recorde, de 500 toneladas, e mais de 130 premiações ao redor do mundo, apenas em 2022.
De acordo com o Secretário Charles Silva, além de Encruzilhada do Sul, Pantano Grande também tem potencial para diversificação de culturas, entre elas a Oliva. “Estamos trabalhando fortemente, realizando estudos e buscando conhecimentos, para que logo outras práticas sejam possíveis como alternativas de rendas aos nossos produtores rurais”. Destacou.