01 MAR 2024
MUNICIPIO IRÁ RECEBER QUASE 200 MIL PARA CONTRUÇÃO DE POÇO ARTESIANO ATRAVÉS DO SUPERA ESTIAGEM RS
Durante evento realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, foi anunciado a nova etapa do programa de irrigação através do Supera Estiagem.

O município de Pantano Grande marcou presença no evento com o Prefeito Mano Paganotto, o Vice-prefeito Juninho Pires, o Secretário Interino do Meio Ambiente, João Vitor Goularte, e o Coordenador do Bem-estar Animal, Alex Faleiro.

Durante a cerimônia, ocorreu a assinatura simbólica de convênios firmados com as prefeituras, onde foi confirmado que o município irá receber, através do Governo do estado, quase R$ 200 mil reais para construção de Poço Artesiano, contemplando a localidade de Dois Cerros. Também foi confirmado o contrato de subvenção de irrigação que irá beneficiar um produtor rural de Pantano Grande com R$ 15.000,00 para complemento do valor total .

Os projetos, que logo também irão contemplar a construção de Açudes e Cisternas, foram encaminhados através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária juntamente com a Emater. Durante o evento, os representantes do Executivo também se encontraram com o pantanense e extensionista rural da Emater, Mateus Rocha.

A primeira etapa do Supera Estiagem ofertou subsídio de R$ 15 mil por projeto realizado. De acordo com o governador, foram repassados R$ 2,4 milhões para projetos que custaram R$ 17 milhões aos agricultores e resultaram em 894 hectares irrigados. No primeiro momento, serão disponibilizados R$ 20 milhões, mas a meta é subsidiar R$ 213,2 milhões até 2027 para aumentar em 33% as lavouras irrigadas no RS, principalmente as de sequeiro, de milho e de soja.