O Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Escola Machado de Assis repudiam veementemente toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar!
É inadmissível que educadores saiam de casa sem a certeza de que voltarão em segurança. O ambiente escolar deve ser um espaço de aprendizado, acolhimento e respeito, não de medo e insegurança.
É inaceitável que aqueles que se dedicam ao nobre ofício de ensinar sejam alvo de intimidação e violência.
Presenciamos tempos difíceis de banalização da violência e fortalecimento de ódios de todo tipo na sociedade. Ódios que se alimentam nas redes sociais, extrapolam os ambientes virtuais e reverberam traduzidos em ações de violência na realidade escolar.
O respeito mútuo e a colaboração entre a escola, os alunos e suas famílias são fundamentais para promover um ambiente educacional seguro, saudável e produtivo. A conduta de ameaçar ou agredir um educador não é apenas repugnante, mas também atenta contra os valores fundamentais de respeito, civilidade e cooperação que buscamos promover em nossas comunidades escolares.
Nos solidarizamos com a nossa profissional, familiares e amigos pelos fatos ocorridos na tarde de ontem na EMEF Machado de Assis.
Providências cabíveis já foram tomadas, onde os agressores irão responder criminalmente pelos seus atos. Cumprimos nosso papel de acolhimento e apuração das situações apresentadas, seguindo os trâmites legais com o apoio das autoridades competentes para investigar rigorosamente este incidente e tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar de nossos professores e de todos os membros da comunidade escolar.
Reiteramos nosso compromisso inabalável com a defesa dos direitos e da dignidade de nossos educadores e reafirmamos nosso comprometimento em garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. Seguiremos na luta para garantir respeito, segurança e condições dignas de trabalho para todos que constroem a Educação pública!