O secretário municipal de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Mateus Silveira, representou Pantano Grande na apresentação do Painel de Inteligência Turística Sustentável (PITS), realizada na sexta-feira, 16 de outubro, durante a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
Na oportunidade, o secretário apresentou o município aos representantes regionais, abordando suas potencialidades, características e possibilidades de desenvolvimento turístico. A participação também permitiu ampliar o diálogo com gestores de outras cidades e fortalecer a presença de Pantano Grande nas iniciativas de integração do Vale do Rio Pardo.
O projeto foi oficializado com a assinatura de um convênio no estande da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), reunindo gestores e secretários de Turismo dos municípios associados. Com a implantação da ferramenta, o Vale do Rio Pardo será a primeira região do Rio Grande do Sul a contar com uma metodologia voltada à avaliação da competitividade de seus destinos turísticos.
Desenvolvido pela Tornare Consultoria em parceria com a Welcoming Hub, o painel permitirá avaliar a experiência dos visitantes, identificar potencialidades e fragilidades dos municípios e produzir indicadores para orientar investimentos, ações e políticas públicas. Os primeiros diagnósticos estão previstos para o final de novembro.
A metodologia reúne indicadores de hospitalidade, atratividade e competitividade dos destinos. A proposta é oferecer aos municípios informações técnicas que auxiliem na definição de prioridades, na qualificação dos serviços e na promoção de seus atrativos. O planejamento também prevê ações de estruturação dos Conselhos Municipais de Turismo, elaboração de planos municipais, seminários e capacitações.
A participação de Pantano Grande reforça o compromisso da Administração Municipal com o planejamento, a integração regional e o fortalecimento do turismo como instrumento de valorização da identidade local, geração de oportunidades e desenvolvimento econômico