Os cerca de 8.500 eleitores de Pantano Grande deverão fazer o recadastramento biométrico, uma inovação que visa proporcionar mais segurança ao cidadão na hora de votar, uma vez que a identificação do eleitor será feita a partir de suas impressões digitais.
Todos os eleitores pantanenses, inclusive aqueles que irão votar pela primeira vez, deverão se dirigir ao Cartório Eleitoral de Rio Pardo para realizar a operação.
O Cartório atende diariamente das 10h às 17h. Para realizar o recadastramento basta apresentar os seguintes documentos: RG (carteira de identidade), ou Carteira de Trabalho, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou Certidão de Nascimento, ou Casamento Original. Para os homens maiores de 18 anos, também será necessário apresentar o Certificado de Alistamento Militar ou de Dispensa. Importante que o eleitor leve no ato o seu comprovante de domicílio (Conta de Luz ou Água, Conta de telefone ou Contrato de aluguel).
As próximas eleições em Pantano, que acontecerão no ano que vem será por meio da biometria e assim o recadastramento será obrigatório. O cidadão que não se recadastrar terá o seu título de eleitor cancelado e não poderá, por exemplo, assumir vaga em concurso público. O procedimento é simples e consiste na revisão dos dados dos eleitores, além da coleta das digitais, assinatura eletrônica e foto. Além destas penalidades, caso o eleitor não faça o procedimento também terá impedimentos como: Receber vencimentos, remuneração ou proventos de função ou emprego público; obter empréstimos; obter ou renovar passaporte ou Carteira de Identidade.
Segundo o Cartório Eleitoral, o recadastramento biométrico também será realizado em Pantano Grande, porém como o período dos atendimentos será limitado, não será possível atender a todos os eleitores do município.