Pela primeira vez, o Ministério Público Federal fez um ranking nacional da transparência de todos os municípios e estados do país. O resultado foi publicado nesta quarta-feira, dia 9, e Pantano está entre as 50 cidades do Estado, ocupando o 47º lugar, recebendo a nota 8,3. Porto Alegre, Santa Cruz e Venâncio Aires atingiram a nota máxima. A cidade de Rio Pardo ficou em 12º lugar, com 8,8.
O objetivo foi verificar se prefeitos e governadores estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público. Essa lei está em vigor desde 2009. O Ministério Público Federal fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. Com o resultado o Prefeito Cássio Soares destacou que a Administração Municipal vem cumprindo o que determina a Lei e que o resultado demonstra que seu governo se monstra transparente e que permite o acesso à todos que tenham interesse.
Também foi analisado se os municípios e governos estaduais estão cumprindo a lei de acesso à informação, que está valendo há mais de 3 anos. A pesquisa nos sites de prefeituras e governos estaduais foi feita entre 8 de setembro e 9 de outubro. Foram atribuídas notas de 0 a 10 para cada site. Zero significa nenhuma transparência, e dez significa transparência máxima. O resultado foi desolador. Tiraram nota zero nada menos que 649 prefeituras, quase 12% dos municípios do país.