09 MAR 2023
Decreto de estiagem é reconhecido pela união
Foi confirmado no Diário Oficial da União, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhecendo o decreto de situação de emergência devido à estiagem no município.
A informação foi confirmada ontem, dia 07, ao Prefeito Mano Paganotto, juntamente com o Secretário de Agricultura Charles Silva e o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Saul Bergenthal. Com a confirmação, o município poderá receber recursos federais para minimizar os efeitos da seca.
O decreto de situação de emergência foi assinado em 1º de fevereiro, sendo posteriormente homologado pelo governo do Rio Grande do Sul. Os dados foram levantados através da Secretaria de Agricultura e Emater, assim como reuniões frequentes com produtores rurais, sindicatos, instituições de Crédito, Corsan, Cooperativas e profissionais do Agro, onde ficou definido os índices de perdas na produção agrícola e pecuária e a necessidade imediata do decreto de situação de emergência pela estiagem no município.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária e EMATER de Pantano Grande, de 12 de dezembro de 2022 ao dia 24 de janeiro deste ano, 20 localidades do município foram atingidas com a seca, onde mais de 1.105 produtores (entre produtores rurais e de subsistência), foram prejudicados pela estiagem. Neste período, os índices de chuva ficaram abaixo da média histórica prevista para o município, registrando ao total 26mm.