09 MAR 2023
27º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadores Rurais
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o município de Pantano Grande foi anfitrião do 27º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadores Rurais, nesta quarta-feira, 8 de março, na Praça Erico Raabe.
Mais de três mil pessoas estiveram presentes para desfrutar de um dia especial. O evento foi organizado pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Comissão Regional de Mulheres. Formam 10 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que englobam 16 municípios do Vale do Rio Pardo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pantano Grande e Fetag RS, onde contou com o patrocínio da Sicredi, Afubra, Emater RS, Sesc, Banrisul, Cotrijal, Unical e Cotriel.
A temática para este ano foi “Mulheres Trabalhadoras Rurais, que demandam políticas públicas para o bem viver”. Foram trabalhadas as políticas públicas sociais, inclusivas, produção agroecologia, violência contra as mulheres, meio ambiente, entre outros. Também teve espaço com agroindústrias, flores e artesanato. O fim da programação contou com baile especial com o Grupo Fandangaço.
A abertura oficial contou com a fala do prefeito Mano Paganotto, que destacou a importância do evento e a satisfação de o município de Pantano Grande ter sido escolhido como anfitrião. Também parabenizou todas as mulheres, não só pelo dia especial dedicado a elas, mas por todos os dias de protagonismo social e luta por direitos iguais.
O 27º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadores Rurais contou com a participação de diversas autoridades regionais e estaduais, como a presença de deputados, dirigentes sindicais, de cooperativas, instituições de educação e diversas outras áreas. Durante o evento, a Assessora Salete Faber (Coordenadora Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais) anunciou que para o próximo ano, a cidade escolhida para sediar o evento é o município de Venâncio Aires.