17 MAI 2023
AGENDA CULTURAL
Prendas de Pantano Grande irão representar a 5ª RT na 52ª Ciranda Cultural
Das 3 representantes da 5ª Região Tradicionalista (categoria Mirim, Juvenil e Adulta) duas representarão Pantano Grande e o CTG Carreteiros da Saudade. A 1ª Prenda Juvenil da 5ª RT Juliandra de Barros e a 1ª Prenda da 5ª RT Hellen Teixeira de Moraes.

O município já possui um grande histórico de títulos na 5ª RT e atualmente a 1ª Prenda Juvenil do RS é de Pantano Grande, Renata Eidt Schiedeck. A 52ª Ciranda Cultural de Prendas irá ocorrer entre os dias 18 e 20 de maio na cidade do Rio Grande.

Hellen Teixeira de Moraes, atual Rainha do Município de Pantano Grande, é uma das favoritas ao tão sonhado título de Primeira Prenda Adulta do RS. A Prenda Juvenil da 5ª RT, Juliandra de Barros, também se apresenta como um dos destaques, podendo trazer o título para o município.
O evento que é realizado anualmente sempre na segunda quinzena do mês de maio, reúne jovens das 30 regiões tradicionalistas do Estado para a escolha não só das representantes da juventude tradicionalista, mas também da mulher gaúcha.

A Ciranda é realizada na cidade da atual 1ª Prenda Adulta do Estado do Rio Grande do Sul, a rio-grandina Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé, na região da Campanha. Durante os três dias da Ciranda, as candidatas participam de avaliações artísticas, orais, de conhecimentos sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul, além da apresentação de uma Mostra Folclórica e relatório de atividades. A partir disso, são escolhidas as Prendas mirins, juvenis e adultas que melhor representam as virtudes, a graça, a cultura, a força e a expressão da mulher gaúcha.
Fonte: Ascom Prefeitura
Autor: Fernando Franco