04 SET 2023
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) finalizou o mês de agosto visitando todas as escolas, municipais e estaduais, com o objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Neste ano, 100% das escolas do município, incluindo as escolas de educação infantil (EMEIs) e as escolas estaduais, receberam ações realizadas pela equipe de Saúde, adequadas para a faixa etária dos alunos. O restante das ações foram realizadas nas escolas Pantano Grande, Dario Lopes de Almeida, Pedro Nunes e nas EMEIs Cebolinha e Beija-flor.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é resultado de uma parceria que busca a integração e articulação contínua entre as Secretarias de Educação e Saúde. As ações do programa visam enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Com a implementação dessas ações, o programa não apenas busca promover hábitos saudáveis entre os estudantes, mas também almeja contribuir para a construção de uma geração mais consciente e preparada para lidar com questões de saúde e bem-estar ao longo de suas vidas.

FORAM ABORDADOS OS EIXOS DE:
✅- Alimentação saudável: Promovendo a conscientização sobre a importância de hábitos alimentares adequados.
✅- Incentivo à atividade física: Estimulando os estudantes a adotarem um estilo de vida ativo e saudável.
✅- Saúde bucal: Oferecendo informações sobre cuidados com a higiene bucal e sua relevância para a saúde geral.
✅- Cultura de paz: Abordando temáticas relacionadas à convivência pacífica e resolução de conflitos.
✅- Saúde sexual e reprodutiva: Fornecendo orientações sobre questões relacionadas à sexualidade.
✅- Prevenção de abuso de álcool e drogas: Conscientizando os jovens sobre os riscos associados ao consumo de substâncias nocivas.
✅- Avaliação da acuidade visual: Realizando verificações para identificar possíveis problemas de visão.
✅- Prevenção da dengue: Informando sobre medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.
✅- Verificação de situação vacinal: Verificando a situação de imunização dos estudantes.
04/09/2023
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA