Pantano Grande será palco de uma importante iniciativa que une arte, inclusão e bem-estar. De 10 a 14 de março, o Quiosque da Praça receberá a exposição itinerante "Artesanato & Terapia: Kit Sensorial para TEA e Síndromes", sendo um evento gratuito e aberto ao público das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Além disso, na segunda-feira, dia 10, às 19h, acontecerá uma palestra formativa, na Câmera Municipal de Vereadores, também de forma gratuita e voltada para jovens e adultos interessados em compreender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes.
Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, as representantes da Associação dos Artesãos de Santa Cruz do Sul estiveram na Prefeitura Municipal com o coordenador de cultura Paulo Gilberto Lima da Costa, a coordenadora pedagógica da SMEC Magda Santos e Marisa Goularte. Também visitaram o Centro de Múltiplos Atendimentos (CMA), o Quiosque da Praça e a Câmara de Vereadores, onde foram recebidas pelo presidente do Legislativo, Lucas Rodrigues. Durante os encontros, foram discutidos detalhes sobre a exposição e a relevância do projeto para a comunidade local.
Com um conceito inovador, a exposição apresenta obras artesanais e táteis desenvolvidas a partir de estudos sobre aprendizagem, desenvolvimento motor e intelectual. Os Kits Sensoriais e as peças expositivas foram criados com materiais variados, tamanhos e texturas diferenciadas, tendo como principal objetivo auxiliar crianças, jovens e adultos com TEA e outras síndromes em suas experiências de aprendizado e interação sensorial.
A iniciativa faz parte de uma dinâmica itinerante que percorrerá cinco cidades do Rio Grande do Sul, promovendo o acesso à arte e ao conhecimento sobre terapias alternativas para o público neurodivergente. Em Pantano Grande, a expectativa é que a exposição contribua para ampliar o entendimento sobre a importância dos estímulos sensoriais e fortalecer a inclusão social.