18 JUN 2022
Formatura do 1° Curso de Qualificação do “Programa Qualifica Jovem”
Na noite de quarta-feira, dia 15 de junho, ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Pantano Grande, o ato de Formatura de quase 50 alunos do curso de Qualificação Profissional em Atendimento, que faz parte do Programa Qualifica Jovem, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pantano Grande, através da Coordenação da Juventude, com o apoio da Sicomtur e Assessoria de Comunicação.
A solenidade de entrega do certificado contou com a presença de familiares dos alunos, convidados e autoridades locais, como o prefeito Mano Paganotto, vice-prefeito Juninho Pires, vereadores, autoridades locais e o professor que ministrou o curso, Luis Carlos Alves.
A apresentação do cerimonial, realizado pela Rainha do Município Hellen Teixeira e execução do Hino nacional e hino rio-grandense, pelo músico Tuty Sampaio, foram um diferencial na noite, assim como o discurso realizado por cada representante de turma, que emocionaram os convidados e autoridades presentes. Através do Programa Qualifica Jovem, foram ofertadas, de forma gratuita, 50 vagas, com duas turmas de 25 alunos, para quatro encontros presenciais, no turno da noite, em Pantano Grande, com foco na inserção do jovem no mercado de trabalho.
O professor do curso, Luis Carlos Alves, parabenizou o executivo municipal pela forma como está investido e incentivando a educação de Pantano Grande. Aos alunos, destacou suas potencialidades e a importância de estarem preparados para o mercado de trabalho. Muito emocionado, o Secretário da Sicomtur, Mateus Silveira, fez um breve relato sobre oportunidades para os jovens, importância da educação e qualificação. Contou um pouco sobre sua história de superação e enfatizou que tudo é possível, principalmente quando se tem oportunidades, como o que está ocorrendo através do Programa Qualifica Jovem.
O Coordenador da Juventude, e idealizador do curso, Nicolas Freitas, falou sobre os trabalhos que está desenvolvendo através da coordenaria e também através do SINE, onde já foram ofertadas diversas vagas de emprego. Destacou sobre as oportunidades para os jovens de Pantano Grande e a continuidade do Programa Qualifica Jovem, que deverá disponibilizar outros cursos no decorrer do ano. Agradeceu o apoio do prefeito Mano Paganotto, do vice-prefeito Juninho Pires e das demais secretaria e coordenações do governo.
Durante sua fala, o vice-prefeito Juninho Pires destacou a emoção de estar presenciando o resultado de um projeto tão importante, que é a qualificação do jovem, os primeiros passos para iniciarem sua vida profissional. Agradeceu o empenho de todos os envolvidos e parabenizou toda a equipe, assim como os jovens que estavam naquele momento recebendo seu certificado.
Em sua fala, e finalizando a cerimônia, o prefeito Mano Paganotto destacou a união da equipe de governo, que em coletivo vem construindo grandes ações em benefício da comunidade. Destacou a importância dos jovens, onde incentivou a continuarem na busca por conhecimento e qualificação. Reafirmou ainda seu compromisso com a educação, sendo que já estão sendo realizados grandes investimentos, como na rede municipal (Uniformes, Notebooks, Chromebooks, etc...), no incentivo de custeamento de 100 % do transporte universitário e no importante projeto do Polo Universitário da Unisc em Pantano Grande.
21/06/2022
Formatura do Curso Qualificação em Atendimento