04 SET 2023
6° ENCONTRO REGIONAL DE GAITEIROS DE PANTANO GRANDE
O tradicional Encontro Regional de Gaiteiros de Pantano Grande novamente engrandeceu a programação cultural no município. O evento, que já está em sua 6ª edição, aconteceu no CTG Carreteiros da Saudade, no domingo, dia 03, onde reuniu mais de 40 músicos de vários municípios de todo o Rio Grande do Sul.
A programação iniciou a partir das 10h com inscrições e abertura oficial, que contou com a participação do Secretário de Educação e Cultura Ananias Matos de Freitas. Em seguida ocorreu apresentações individuais, ao meio dia foi servido almoço e após o intervalo iniciou as apresentações da Oficina Dê-lhe Fole, da Fábrica de Gaiteiros do Instituto Renato Borguetti, unidades: Pantano Grande, Butiá e Encruzilhada do Sul.
Na sequência ocorreu a apresentação coletiva de gaitas, coordenada pelo gaiteiro Waldemar Salles Quintana, Nicolau Figueiredo e Moisés de Oliveira Menezes. Para finalizar, o 6° Encontro de Gaiteiros contou com show Instrumental de Adriana de Los Santos e Banda e das Gurias Gaúchas e Banda.
O prefeito Mano Paganotto esteve no encontro prestigiando a programação, onde parabenizou o gaiteiro pantanense Nicolau Figueiredo, que foi um dos idealizadores do evento, que iniciou em 2016. “ Nossa cultura está diretamente ligada a gaita e a música gaúcha. Desta forma, estou muito feliz em poder prestigiar um evento desta magnitude, que junta profissionais e amadores apaixonados pelo instrumento. Com certeza nosso município só tem a ganhar e engrandecer sua cultura”. Destacou o prefeito.
Durante o evento também foram realizadas emocionantes homenagens ‘in memoriam’ para os gaiteiros Enio José Pereira, pai da Primeira Dama Denise Paganotto, e Valdir Alves dos Santos, pai dos músicos Tuka e Lico, com a presença de familiares e amigos. De acordo com o Coordenador de Cultura, Paulo Gilberto Lima da Costa, a homenagem tem por objetivo destacar a participação no engrandecimento da cultura e tradicionalismo do Rio Grande do Sul.
Desde seu início, no ano de 2016, o Encontro Regional de Gaiteiros de Pantano Grande já reuniu mais de 200 gaiteiros, onde inclusive já contou, em edições anteriores, com a participação de Renato Borghetti, referência mundial na gaita de oito baixos e também idealizador do projeto Fábrica de Gaiteiro. O 6° Encontro Regional de Gaiteiros teve o Financiamento Pró-Cultura, Governo do Rio Grande do Sul e Secretaria de Cultura. Apoio especial e realização, Prefeitura Municipal de Pantano Grande e Secretaria de Educação e Cultura.
04/09/2023
6° ENCONTRO REGIONAL DE GAITEIROS DE PANTANO GRANDE