A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza do dia 21 à 23 de Maio, uma campanha que contará com o apoio da equipe técnica do CRAS e Conselho Tutelar.
A ação faz parte da campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes que tem como objetivo a mobilização da comunidade para proteção e incentivo de denúncias e pretende fortalecer as ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.
A equipe que está à frente da campanha, foi recebida no Gabinete do Prefeito Cássio Soares, na manhã desta segunda-feira, dia 20, para lançar oficialmente a ação no município. A equipe estará a partir de amanhã (21), realizando visitas às escolas municipais e estaduais de Pantano com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para que mais crianças e adolescentes não se tornem vítimas dessas agressões.
O Prefeito elogiou a iniciativa, elogiando a forma encontrada para divulgar a campanha, com a visita às Escolas. Segundo Soares, o fato de a equipe ir até o ambiente escolar é um ponto essencial, já que o aluno recebe a orientação diretamente em sala de aula e também se torna um grande divulgador da ação, repassando as informações para os seus familiares.
No encontro, o Prefeito Cássio Soares e o Vice-Prefeito Ivan Trevisan foram agraciados com uma camiseta da campanha.
A Violência Sexual pode Ocorrer De Duas Formas – Abuso Sexual E Exploração Sexual
A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima.
Abuso Sexual
É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Exploração Sexual
A exploração sexual caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Como Denunciar:
Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou uma Delegacia Comum ou ligue para o Disque Denúncia Nacional – Número 100 e em caso de emergência ligue para o número 190.