25 JAN 2024
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PROGRAMA DA EMATER DE FOMENTO ESTIAGEM BENEFICIA FAMÍLIAS DE PANTANO GRANDE
Na tarde da quarta-feira, dia 24, ocorreu o primeiro encontro do Programa de Fomento Estiagem da Emater-RS, que abrangeu diversas cidades do estado e beneficiou 13 famílias no município de Pantano Grande.

Durante o encontro, que contou com a presença do vice-prefeito Juninho Pires, chefe do escritório municipal da Emater Bonifácio Gomes, extensionista Fernanda Fagundes, secretário da Agricultura Charles Silva, secretário interino de Assistência Social Nicolas Freitas, secretário do Interior Gilberto Carvalho (Guga), coordenadora do CRAS Sandra Silveira e do vereador Thomas Raabe, foi apresentando as autoridades o desenvolvimento do Programa e realizado um trabalho motivacional com as famílias, visando o bom uso dos recursos.

O Programa é uma política pública de assistência social que associa transferência de renda e prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS), tendo como objetivo final gerar renda para famílias do meio rural, melhorando a qualidade de vida das mesmas.

Nesta etapa do Programa, foram contemplados municípios que decretaram situação de emergência pela estiagem, sendo Pantano Grande um deles. O principal critério para participar é estar inscrito no Cadastro Único.

A seleção das famílias ocorreu à nível municipal, sendo a seleção feita pela Emater local em conjunto com a Assistência Social e o ESC do monte Castelo. Os beneficiados receberão R$ 4.600,00 repassados pelo governo federal, em 2 parcelas, direto no cartão do bolsa família para desenvolver uma atividade produtiva.

Essa atividade produtiva já foi elaborada pela Emater em conjunto com as famílias do município, tendo previsto atividades como panificação, lancheria, venda de roupas e utensílios domésticos, horta, pomar, criação de porco e galinha, entre outros.