Na tarde de quinta-feira, dia 05 de junho, o Ministério Público Federal (MPF) promoveu uma escuta pública em Pantano Grande, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da educação básica nas escolas das redes estadual e municipal de ensino.
O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e contou com a presença do prefeito Mano Paganotto, do secretário municipal de Educação, Ananias Matos de Freitas, do presidente do Legislativo, Lucas Rodrigues, do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luís Ricardo Pinho de Moura, além de outras autoridades do MPF. Também estiveram presentes as equipes diretivas, professores e funcionários de todas as escolas do município.
Aberto à participação da comunidade, o evento teve como finalidade reunir informações e ouvir demandas para embasar a atuação do Ministério Público em temas prioritários da educação. Os eixos abordados incluíram: políticas públicas relacionadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), educação em tempo integral, conectividade nas escolas, transporte escolar, gestão educacional e formação de profissionais da área.
Um ponto de destaque foi o reconhecimento do MPE à qualidade da alimentação escolar oferecida aos estudantes, sendo que também foi observado boas condições de transporte escolar, a formação continuada oferecida aos professores e profissionais de educação, bem como o pagamento do piso nacional, a presença de psicóloga em todas as escolas municipais e de monitora em todas as salas de aula.
A iniciativa faz parte do projeto MPEduc, programa de abrangência nacional do MPF, que busca fortalecer a atuação do Ministério Público na área da educação, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e para o aperfeiçoamento das políticas públicas do governo federal. O projeto já está presente em mais de 28 municípios, distribuídos por 19 estados brasileiros.