Agora será possível descartar o lixo eletrônico da forma correta, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Os interessados que queiram realizar o descarte, devem se dirigir até a Casa dos Agricultor, na Secretaria do Meio Ambiente, e fazer a entrega, sempre ressaltando que serão aceitos somente os materiais caracterizados como lixo eletrônico.
O que é o Lixo Eletrônico?
O Lixo Eletrônico possui muitos nomes, como e-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou simplesmente resíduo eletrônico. Os termos se referem a produtos elétricos ou eletrônicos que são descartados por não terem mais utilidade, ou seja, poderiam ser reciclados aos invés de destinados em um aterro sanitário.
Veja abaixo quais são as categorias:
Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, microondas, grandes TVs, etc.
Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
Pilhas e bateria portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.
Os produtos contêm diferentes materiais, como plásticos, metais, vidros e muitos outros, que podem ser desmontados, reciclados e usados como matéria-prima para fabricação de novos produtos. A reciclagem contribui para a redução da extração de recursos da natureza, além de gerar novos empregos e uma nova cadeia de empresas.