17 NOV 2021
Formação dos professores sobre Consciência Negra
Na tarde de ontem, dia 16, ocorreu no Salão Paroquial a Formação dos Professores, da rede municipal, sobre Consciência Negra. A atividade, que foi realizada pela Prefeitura Municipal, através do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e da Smec, contou com a presença de Rafa Rafuagi, fundador do Grupo Rafuagi, de Esteio, e também do Museu do Hip Hop, de Porto Alegre.
O evento teve como objetivo, dar ênfase ao Cinquentenário do Vinte de Novembro e chamar a atenção ao trabalho feito nas escolas, cumprindo a Lei 10639/03 art. 26-A LDB. De acordo com a equipe da Smec, durante o ano, as escolas trabalharam o tema, que sempre se faz necessário. Também foi realizada em 2021, através da Unisc, uma formação com os professores, com o tema: “Aprendizagens Inter Culturais na Educação Básica”, história e cultura afro-brasileira e indígena.
Em sua fala de abertura, o prefeito Mano Paganotto enfatizou a importância do evento e o ótimo trabalho desempenhado pela equipe do Compir. Destacou ainda, a necessidade da representatividade em todos os setores.
De acordo com a presidente do Compir, Daniela Borges, o evento deixou um marco na educação de Pantano Grande. “Como o Rafa Rafuagi falou, somos o único município do estado que fez uma capacitação presencial para todos os professores da rede”. “A ação antirracista é urgente e se dá nas atitudes cotidianas. É uma luta de todos e todas”.
Durante a programação, ocorreram apresentações das escolas municipais, com o Grupo de Capoeira e relato da professora Fátima Alexandrino, da escola Sotero, apresentação de danças, sob coordenação do professor Vander Bertin, da escola Dario, relato com a professora Auzira Rodrigues, escola Pantano e apresentação de trabalhos, com a professora Elisa, escola Machado.
Ainda será oferecido mais dois encontros online, onde os professores poderão adquirir conhecimento e será disponibilizado uma plataforma, para que explorem sempre que acharem necessário.
17/11/2021
Formação dos professores sobre Consciência Negra